quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Provérbios 28:27 !! Caridade. Você faz?

"O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições."
                                                                                                                     Provérbios 28 : 27

Boa tarde Amados!

Vivendo essa atmosfera de final de ano que nos bombardeia me peguei a pensar em boas ações. Em ajuda ao próximo. Pensei muito em como devemos e não devemos fazer. Caso queiram acrescentar algo, fiquem a vontade.
A primeira coisa que quero registrar é que não devemos fazer nada esperando receber recompensa de Deus, Salvação ou nada parecido. O versículo acima nos prova de que nossas caridades serão reconhecidas, assim como tudo o que fazemos tem um peso e nos dá o devido galardão. Mas devemos fazer isso por amor ao próximo. Segundo um mandamento do Senhor - "Ama a teu próximo com a ti mesmo." O que Deus nos acrescentar devido a nossa bondade é Deus quem decide e não nós. Nunca, jamais ajude alguém com outros interesses. Não vai funcionar.
E também não devemos sair alardeando nossas boas ações. A bíblia nos ensina que a esmola que der com uma mão, que nem a outra mão saiba. Então, não seja Fariseu!
Entendido essa parte, podemos ajudar. Perfeito!! Vamos doar o que não nos serve mais? Vamos!!! Atenção nessa parte irmãos. Quando dizemos "o que não nos serve" queremos dizer aquilo que não usamos mais porque enjoamos, engordamos, mudamos os hábitos, etc. O que está rasgado, manchado, puído, sem zíper e botões não serve nem a mim nem ao irmão que vou ajudar.
O mesmo vale para brinquedos. Sua filha não quer mais a boneca porque o olho da danada afundou? Então de certo a menininha da comunidade carente também não vai gostar da boneca quebrada. Certo?
Muita gente confunde caridade com limpeza da casa. Doar não é se livrar do lixo. É ajudar aquele que necessita.
Por último e muito importante, ajudar ao próximo deve ser uma coisa constante. Um exercício para o ano todo e não somente no natal. 
Não precisa ser grandes campanhas durante o ano todo. Mas pequenas ações que não te atrapalham e ainda ajudam quem precisa. 
É só olhar ao redor e ver quanta gente necessita de ajuda. E ajuda meus amados pode ser material, espiritual, afetiva. As vezes é só se dispor a ouvir alguém, a lhe dar um versículo para meditação que aquilo serve com bálsamo na alma do afligido pela dor. Muitas vezes basta um "bom dia" para aquele guardador de carros que ninguém vê, ou um "Jesus te Ama" para aquela pessoa com o rosto abatido que você viu na van, no caminho do trabalho. 
Doar é um dos exercícios que nunca subtraem. Antes disso somam, acrescentam e multiplicam.  
Amém?

6 comentários:

  1. Apoiado, doar não é se livrar do lixo, mas ajudar.
    Belo texto

    ResponderExcluir
  2. GRAÇA E PAZ
    OLÁ PASTOR, ESTOU DE ACORDO..
    PARABÉNS PELO BLOG..ESTOU SEGUINDO-O
    HERRERA
    cativosporcristo.blogpost.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo!!
    boa noite,
    Shalom!!!

    É verdade Ricardo ajudar ao próximo deve ser uma coisa constante, um ato de amor.

    Deus abençoe!!

    Abraços
    Suely

    ResponderExcluir
  4. Olá,meu irmão em Cristo.

    Só posso acrescentar: É maravilhoso o que você escreveu!
    Você disse tudo...

    Deus nos abençoe.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo,
    boa noite,

    Bom e abençoado domingo,

    Abraço
    Suely

    ResponderExcluir
  6. Oi Taty,concordo plenamente, não só na doação,mas até na hora de escolher um presente,devemos dar aquilo que compraríamos para nós mesmos.O Senhor sempre retribuí quando a doação é genuinamente por amor.Abraço pra voces,muitas bençãos venham do Pai sobre suas cabeças,espirituais e terrenas.

    ResponderExcluir

Comente,opine,testemunhe,vamos gostar de ouvir !