quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

E os nossos jovens, hein??




Hoje venho propor uma reflexão. A Quantas anda nossa juventude?
Estava conectada no MSN dia desses, quando a frase de saudação de um de meus contatos me chamou a atenção. Palavrões e afronta gratuita, seguido de um aviso: “Nem me chama”.
Tratava-se de uma garotinha que eu conheci no final de sua infância. Hoje, lá pelos 15 ou 16 anos o rostinho continua angelical, mas a boca anda proferindo coisas absurdas.
Fiquei a pensar o motivo disso. Sei que adolescência é fase de rebeldia, de testar limites, e até fase de ser mal-humorado. Mas porque a violência gratuita? Onde está a educação recebida por ela? Se está tão chateada e não quer conversar, porque então está on-line numa rede social?
Muitas coisas passavam pela minha cabeça, quando cheguei à triste conclusão que nossa juventude está perdendo parâmetros.
Na ânsia de parecer moderno, o adolescente está usando um linguajar chulo, usando roupas e penteados que lhe deixam com cara de doente, e parece que todos eles saíram de uma mesma linha de produção, todos iguais. Mesma franja, mesmo tênis sujo, mesma cara triste e mesma mente e coração vazios do amor de Deus.
E olha que grande parte deles tem ou tiveram educação cristã. Com princípios e valores bíblicos.
Não culpo só os jovens, os adultos também têm sua parcela de culpa, afinal, os pais são responsáveis pela educação dos filhos.
Estamos deixando de impor limites aos nossos jovens. Talvez pelo excesso de trabalho, mães que precisam ajudar no orçamento familiar foram à luta e os filhos foram ficando em segundo plano. Crianças educadas pela TV têm grande potencial para se tornarem jovens alienados e manipulados pela mídia, pela moda. O cansaço dos pais os tornam mais complacentes.
Para compensar a ausência deles vão deixando de corrigir, castigar, ensinar, sendo assim “pais legais” perante os olhos do filho. Algo está errado em nossos lares e deve ser repensado.
Então meus queridos, a reflexão que queria propor é esta.


Você está educando seu filho de acordo com quais costumes? Tem repreendido os abusos, orientado pelos caminhos do Senhor? Vamos pensar e agir. O tempo é hoje. Se em cada lar a semente do amor a Deus e a da educação reta for plantada, em alguns anos teremos adultos valorosos e virtuosos.

Pra terminar, deixo alguns versículos para contribuir com a reflexão dos irmãos.

"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe". Provérbios 29:15

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6

5 comentários:

  1. gostei, achei lindo,parabens tati!!, pois vejo através desta mensagem, que verdadeiramente o Espirito Santo opera em seu coração.


    Pr. Silva

    ResponderExcluir
  2. Nossa juventude nao causa tao impacto em sua geracao... quantos jovens em decatas anterios que fizeram algo, uns traduziram a Biblia para o portugues,etc... mas nossos jovens gastam tempo com msn, etc

    ResponderExcluir
  3. A infância e a adolecência são a base da formação do indivíduo, nesta fase se molda o caratér do ser humano, quando o alicerse e bem feito toda a estrutura passa ser confiável. Parabéns pela postagem e pela sensibilidade por trazer o tema.

    ResponderExcluir
  4. Sogro: Obrigada!!!!!! Amém!!! fico feliz por estar sempre nos "lendo" !

    FAbio: A juventude está mesmo se perdendo na modernidade né...por isso que eu defendo os limites sabe...mas olha, tem algumas exceções viu...graças a Deus não está tudo perdido não...obrigada pelo comentário, faça sempre!!!

    Pastor Julio: obrigada pelo elogio e pela visita! volte sempre, ficamos honrados !!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito! Sou jovem , porém miha mãe nunca abriu mão de me criar da forma "das antigas" e eu agradeço muito a Deus por isso.
    Ótimo post!
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Comente,opine,testemunhe,vamos gostar de ouvir !